O que é o Cristianismo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

O que é o Cristianismo

Mensagem por Giaps em Sab Maio 28, 2016 2:02 pm

O cristianismo é uma religião monoteísta baseada na vida e nos ensinamentos de Jesus de Nazaré, que se encontram recolhidos nos Evangelhos, parte integrante do Novo Testamento. Os cristãos acreditam que Jesus é/foi o messias e como tal referem-se a ele como Jesus Cristo. Com cerca de 2,1 bilhões de crentes (segundo dados de 2001), o cristianismo é hoje a maior religião mundial. É a religião predominante na Europa, América do Norte, América do Sul, Oceania e em grande parte de África.

O cristianismo começou no século I como uma seita do judaísmo, partilhando por isso textos sagrados com esta religião, em concreto o Tanakh, que os cristãos denominam de Antigo Testamento. À semelhança do judaísmo e do islamismo, o cristianismo é considerado como uma religião abraâmica.
Segundo o Novo Testamento, os seguidores de Jesus foram chamados pela primeira vez “cristãos” em Antioquia (Actos 11:26).

Principais crenças
Embora existam diferenças entre os cristãos sobre a forma como interpretam certos aspectos da sua religião, é também possível apresentar um conjunto de crenças que são partilhadas pela grande maioria deles.

Monoteísmo
O cristianismo herdou do judaísmo a crença na existência de um único Deus, criador do universo e que poder intervir sobre ele. Os seus atributos mais importantes são por isso a omnipotência, a omnipresença e omnisciência. Outro dos atributos mais importantes de Deus, referido várias vezes ao longo do Novo Testamento, é o amor: Deus ama todas as pessoas e estas podem estabelecer uma relação pessoal com ele através da oração.
A maioria das denominações cristãs professa crer na Santíssima Trindade, isto é, que Deus é um ser eterno que existe como três pessoas eternas, distintas e indivisíveis: o Pai, o Filho e o Espírito Santo.

Jesus
Outro ponto crucial para os cristãos é o da centralidade da figura de Jesus Cristo. Os cristãos reconhecem a importância dos ensinamentos morais de Jesus, entre os quais salientam o amor a Deus e o amor ao próximo, e consideram a sua vida como um exemplo a seguir. Acreditam que ele é o Filho de Deus que veio à Terra libertar os seres humanos do pecado através da sua morte na cruz e da sua ressurreição, embora variem entre si quanto ao significado desta salvação e como ela se dará. Para a maioria dos cristãos, Jesus é completamente divino e completamente humano. Um conceito já presente no cristianismo primitivo, embora tendo sido explicitamente negado pelos gnósticos e arianos, foi definido a partir do Concílio de Nicéia, com fundamentação nos escritos do Novo Testamento, especialmente pelo Evagelho de João que, com expressões como a profissão de fé de São Tomé: “Meu Senhor e meu Deus!” (Jo 20, 28), testemunham a fé na humanidade e na divindade de Jesus Cristo. Também já nos escritos de João as correntes do cristianismo primitivo, que negavam a divindade de Jesus, assim como suas crenças, passaram a ser consideradas heréticas, pela a Igreja Católica.

A salvação
Acreditam hoje os cristãos que a fé em Jesus Cristo proporciona aos seres humanos a salvação e a vida eterna. Alguns julgam que precisam cumprir certas obras para obter a salvação e ainda outros que, embora o que salve seja a fé, esta apenas pode ser demonstrada se a pessoa agir de acordo com aquilo que crê.

A vida depois da morte
A visão cristã sobre a vida depois da morte envolve, de uma maneira geral, a crença no céu e no inferno, vistos como eternos. A Igreja Católica Cristã, por exemplo, considera que para além destas duas realidades existe o Purgatório, um local de purificação onde ficam as almas que morreram em estado de graça, mas que cometeram pecados. No entanto, a Igreja Católica aceitou a ideia do Karma e da reencarnação das almas até ao ano 538 d.C.

A Igreja
Em geral, os cristãos acreditam na Igreja, entendida como a comunidade de todos os cristãos e como corpo místico presente na Terra.



Fonte: portugalmistico.com
avatar
Giaps
Admin

Mensagens : 69
Data de inscrição : 26/04/2016

Ver perfil do usuário http://giaps.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum